Resenha: Proibido


Nome: Proibido
Autor: Tabitha Suzuma
Gênero: Romance/Drama
Editora: Valentina
Número de páginas: 302

Antes de ler esse livro, um aviso: tente manter a mente aberta e ver – pelo menos enquanto lê- o mundo pela perspectiva dos personagens. Só assim você vai conseguir entender a mensagem que a história tem para te contar.

Proibido conta a história da família Whitely. Desde que o pai os abandonou e a mãe virou alcoólatra, são os cinco irmãos tentando se virar. Lochan, de 17 anos, e Maya, de 16, assumiram o papel de pai e mãe dos 3 irmãos mais novos: Kit, Tiffin e Willa.

Dividindo seu tempo entre escola e as tarefas de casa a vida dos dois é uma loucura, mas a amizade e a vontade de manter os menores com eles é tão forte que eles estão prontos para tentar superar tudo: a falta da mãe e de dinheiro, o perigo de alguém chamar o serviço social, a timidez e ataques de pânico de Lochan, a fase rebelde de Kit, e até incerteza do futuro.
Os capítulos são intercalados entre o ponto de vista do Lochan e da Maya. No começo eles nos apresentam sua rotina, os irmãos, a mãe louca e seu namorado, suas expectativas para a vida deles mesmos e dos irmãos. Até que um dia Maya tem um encontro e é ai que a bomba explode – os sentimentos que eles tem um pelo outro vem a tona durante uma discussão por ciúmes e eles descobrem e admitem que se amam. Não o amor de irmãos que sentem pelos outros três: um amor diferente e, socialmente e legalmente*, errado.
Não vou mentir para vocês e dizer que não fiquei chocada com as cenas de contato físico entre eles. Eu sempre pensei que realmente todo tipo de amor deveria ser livre, mas nunca considerei a ideia de incesto consensual** nessa equação. E acho que a maioria das pessoas também não, e é ISSO que faz Proibido ser tão chocante a primeira vista.
Mas a autora consegue abordar o tema de uma forma tão sutil que você se vê torcendo pelos dois. É até difícil de explicar, porque ela mexe com esse preconceito hiper enraizado que TODOS nós temos, e aos poucos te faz refletir sobre o tema. Porque é tão errado um amor que não faz mal a ninguém? Porque o código genético de alguém deveria tornar impossível o amor entre duas almas?
Eu fiquei uns 30 minutos chorando depois do final. Esse livro mexeu comigo de um jeito tão profundo, fazia tempo que eu não lia algo assim. Seu eu tivesse que escolher um livro para indicar a qualquer pessoa aleatória em qualquer lugar do mundo seria Proibido. O mundo deveria ler essa história.

Quotes:


“(...), no fundo, é o que todos estamos tentando fazer: nos adaptar, de um jeito ou de outro, fingir desesperadamente que somos todos iguais.”



“No fim das contas, o que importa mesmo é quanto você pode suportar, o quanto pode resistir. (...) Eu me recuso a permitir que meu medo do futuro estrague o presente.”





Nota Básica: 
*Na Inglaterra, pais onde se passa a história, qualquer tipo de envolvimento físico com pessoas da mesma família é crime punido por lei. Na verdade, essa é a realidade da maioria dos países ocidentais.
** Incesto Consensual é quando duas pessoas maiores de idade e da mesma família decidem JUNTAS manter uma relação amorosa ou sexual. Veja bem, um pai/irmão/mãe ou qualquer um que tente forçar essa relação, independente da idade dos envolvidos, (conseguindo ou não) comete violência sexual. E ISSO É CRIME!


Espero que tenham gostado da resenha. Deixa sua opinião aqui nos comentários :)
 

18 Comentários

  1. Caramba, não sabia que o livro se tratava disso! :o

    Já imagino que seja um livro muito forte de se ler, e que abre a nossa mente e nos faz pensar de outra forma.

    Gostei bastante da sua resenha, e pretendo ler o Livro em breve!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero não ter dado spoiler. E sim é um livro muito forte mesmo.
      Obrigada :)

      Excluir
  2. Realmente esse tema é muito complicado! Não sei mais que ninguém aqui, longe disso, mas durante a faculdade estudamos em antropologia, o livro Totem e Tabu do Freud, e lá se explica muito bem o incesto, enquanto meio estabelecedor de ordem dentro de um Totem (grupo consanguíneo ou não) pra organizar uma sociedade, ou seja o incesto foi 'criado' a partir da criação de uma sociedade, ou seja antes de 'organização' social, os casamentos e relações sexuais com pessoas da mesma família aconteciam. Bom, o livro é muito mais do que isso e também aborda o lado psicanalítico, e como não estudo essa abordagem da psicologia, só sei falar um pouco desse lado social. Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UAU. Você deve ser hiper inteligente! Mas faz sentido tudo que você disse e o tema é complicado mesmo de se falar e ler.

      Excluir
  3. Adorei a resenha!
    Não fazia nem ideia de que o livro falava desse assunto.
    Deve ser uma leitura bem diferente por se tratar de um tema como esse além de ajudar a abrir a mente das pessoas.
    Fiquei interessada em lê-lo!

    Beijos,
    Paloma

    http://vivenciandomundos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :) E sim, a leitura é muito diferente, coloca o tabu bem na sua frente e te faz pensar sobre isso.
      Leia sim, espero que você goste do livro tanto quanto eu :)

      Excluir
  4. Adorei sua resenha. O livro é incrível, nos mostra o quanto somos preconceituosos, mesmo inconseqüentemente. E com a leitura scsbsmos torcendo por esse amor tão puro e verdadeiro.


    Beijinhos :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim acho que a ideia dela foi realmente essa; de mostrar o quanto preconceito a gente ainda tem.
      E obrigada :)

      Excluir
  5. Acho que a coisa mais certa que você disse é que é necessário manter a mente aberta. Eu fiz isso, e ainda assim me senti incomodada com a proposta da autora. Quando os personagens falavam de amor, eu ficava encantada com a escrita, esquecia que os dois eram irmãos, e me sentia muito cativada. Mas nas cenas de contato físico, infelizmente, não tive como não me sentir um pouco desconfortável. Não julguei os dois, até porque o contexto em que eles estavam inseridos os levaram a isso, mas terminei o livro sem ter uma opinião formada sobre o assunto. É um livro lindo, angustiante e devastador. Uma das melhores leituras do ano.

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
  6. Olá Leticia,
    Adorei conhecer o seu blog, achei ele muito charmoso!
    Sobre o livro, eu ainda não conheci. Achei interessante. Você escreve muito bem resenhas.

    Beijos,
    Carol.

    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Letícia!
    Li uma resenha desse livro no blog de uma amiga e confesso que fiquei chocada. Se trata de um tema muito polêmico e confesso que não sei se engoliria muito bem. Porém, fiquei bastante curiosa.
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oie,

    Eu não tenho muita vontade de ler esse livro, depois da sua resenha talvez eu tome coragem. Já sabia sobre o que era o livro, e para ser bem sincera não sei conseguiria curtir a leitura, não sei se conseguiria ter a mente aberta para poder apreciar o que a autora escreveu. Quem sabe um dia!!!

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quando li o livro fiquei torcendo para que acontecesse alfuma reviravolta na história e tipo eles não serem irmãos e tal
    Mas como vc disse a autora aborda o tem tão sutilmente que nos vemos torcendo por eles no final....amei a resenha!
    Se eu te contar que não lembro do final do livro você acredita? Kkkkk

    Beijos

    Www.meninasnaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa,que livro Hein!? Ótima Resenha!!! parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Heey!
    Uau o livro parece ser excelente, adoro livros intensos assim ^^
    Seu blog é maravilhoso, já estou seguindo =)
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O livro é mais que excelente. E se você gosta de intensos vai gostar dele.
      Own, muito obrigada :)

      Excluir
  12. OMG, que livro tenso é esse? Ótima resenha, parabéns.


    meninoliterario40.blogspot.com

    ResponderExcluir