Resenha: Como Eu Era Antes de Você

Nome: Como eu era antes de você
Autor: Jojo Moyes
Gênero: Romance/ Drama
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 318

Jojo mostra, mais uma vez, todo esse talento que possui. Os livros dela deviam vir com um aviso grande na capa: eu vou fazer você chorar.


Em "Como Eu Era Antes de Você" conhecemos Lou e Will e a história de amor e amizade que surge entre eles. Lou tem 26 anos e ainda mora com os pais. Não tem muitas expectativas para vida e se conforma com o namoro morno e a vida pacata e sem emoção que leva trabalhando no café da cidade. Mas quando o  café fecha ela é obrigada a procurar outro emprego e -como a vida não está fácil pra ninguém- aquele que paga mais é o que, aparentemente, é o mais difícil e  a tira de sua zona de conforto: ser cuidadora de um tetraplégico. Will, 35 anos, era amante de esportes e não podia ficar parado - para ele a vida devia ser vivida com tudo que ela tinha direito.  Até que um acidente transforma sua vida - e não é pra melhor. Ele vira tetraplégico e é obrigado a largar tudo o que conhecia (sua independência e amor por aventuras) e passa a viver preso a uma cadeira de rodas e tendo que depender dos outros para praticamente tudo.
Sinceramente? Você se apaixona pela Lou logo de cara. Uma pessoa de bem com a vida e que tenta ver o melhor de tudo. Simpática e inteligente mesmo que a família diga que não. Já will é sarcástico e totalmente mordaz, mas devido a sua condição é totalmente compreensivo. Ao longo do livro, ele nota o jeito peculiar de Lou e ela percebe que ele não é tão ruim quanto parece - e, claro, é bem bonito.

Aos tapas, beijos e mancadas uma amizade singular nasce e com ela algo mais. Talvez Lou fosse aquele detalhe que faltava na vida de Will para notar que a vida pode ser boa mesmo com as dificuldades.

Jojo escreve tão bem. Liga todos os pontos e sem notar você já chegou ao final do livro e, sem dúvidas, está chorando. A leitura é leve mesmo que aborde assuntos delicados. E é maravilhoso ver a amizade entre Lou e will nasce e depois se transformar em algo mais.

Como eu era antes de você é sútil, romântico e transformador. Tudo o que eles passam juntos. Tudo que ela consegue aprender com ele - que pode ser mais do que qualquer um pensa, inclusive ela mesma. E ele voltando a sorrir mesmo com tanta angustia na vida.

E, para mim, o mais interessante, é que o livro me ensinou: nem mesmo o amor pode superar tudo, mas nem por isso ele é menos intenso, verdadeiro ou real. Esse livro é incrível! Realmente, muito bom. Se você ainda não leu, está perdendo tempo.

E se você já leu, deve estar morrendo para  a Intrínseca lançar "After You" (até agora, a previsão é para o primeiro trimestre de 2016, segundo o twitter da editora).

Deixa um comentário contando o que você achou da resenha, e do livro se já leu :)

17 Comentários

  1. Esse livro é muito maravilhoso <3 Eu nem tenho palavras pra descrever os feelings. Esse livro me deixou numa ressaca e sem saber o que pensar por alguns dias. Acho que a autora soube abordar a questão central do livro de maneira muito realista e coerente. De fato, nem mesmo o amor é capaz de superar tudo, mas isso não significa que ele não valha a pena pelo tempo que dure. Aquela carta do final... eu só posso dizer que li soluçando de tanto chorar.

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela realmente me emocionou com esse livro. E essa carta, será que dá pra ler sem chorar?

      Excluir
  2. Confesso que dei uma lida por cima, com medo de algum spoiler, se é que tem...rs!! Tem? huahu.
    Porque sou louca pra ler esse livro faz um tempão!!
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem não kkk mas entendo seu medo. Leia, esse livro é maravilhoso!

      Excluir
  3. Oi,

    Amei sua resenha! Estou LOUCA para ler esse livro, ainda mais depois que eu descobri que vai virar filme. Já vou separar os lencinhos...hahaha

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Lê!
    Sempre vejo esse livro em todos os lugares haha Pelo visto ele é muito bom! A sua resenha me deu ainda mais gás para ler! Adorei <3
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.worpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é bem famoso mesmo... Mas é desses que a fama tem muito motivo!

      Excluir
  5. Olá! Já vi muito esse livro por aí,e até me interessei pela sinopse dele. A Sua resenha é a primeira que li sobre ele e me deixou mais curioso ainda!Tá perfeita. parabéns!
    Bjo

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ai meu Deus, Ai meu Deus, Ai meu Deus, ta parei. Linda resenha e gente que livro é esse, preciso para ontem.

    Meninoliterario40.blospot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá ^^

    Esse livro é incrível! Uma história de recomeços mesmo!
    Estou ansiosa pelo filme, amei a escolha dos atores.

    Lindo blog e seguindo!

    Bjinhos,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu sou louca para ler esse livro, mas nunca encontrei ele onde moro!

    O livro parece ser incrível e emocionante, espero poder ler ele em breve!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie, já li o livro e sofri horrores, a autora me ensinou a fugir de livros sofrência kkk
    Quero muito assistir ao filme, mesmo sabendo que vou sofrer novamente.
    Ótima resenha!

    Beijos^^

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir